quarta-feira, 30 de dezembro de 2015
terça-feira, 29 de dezembro de 2015
Telhamento ou Trolhamento
Telhamento ou Trolhamento ?
O Telhamento é um ato de examinar um Irmão desconhecido para certificar-se de sua condição de maçom e sua regularidade.
É incorreta a expressão “Trolhamento”, visto que toda obra é protegida das intempéries do mundo exterior pelas telhas (ou pelo telhado). Trolhar é passar a Trolha (colher de pedreiro), e tem o significado de remover as arestas, alisar, espalhar e nivelar a massa. O responsável pelo telhamento na Loja é chamado de Telhador e é geralmente praticado pelo cobridor externo. Nos países de fala inglesa se usa a palavra Tyler, de tile = telha Trolhar, por sua vez, significa outra coisa: como a trolha é a desempenadeira, ou a, destinada a aparar as rugosidades, da argamassa espalhada pelo pedreiro, o trolhamento é o apaziguamento de Obreiros em litígio, ou seja: é, figuradamente, o alisamento das arestas, das rugosidades que são as divergências existentes entre aqueles que se pretende colocar em paz. |
Basicamente o Telhamento é feito com o Candidato postado entre Colunas que responde as seguintes perguntas do VM.
V. M. - Sois maçom ?
Visitante: M.I. C.T.M.R.
V.M: De onde vindes ?
Visitante: De uma Loja de São João Justa e Perfeita
V.M: Que trazeis ?
Visitante: Amizade, paz e votos de prosperidade a todos os Ir.
VM: Nada mais trazeis ?
Visitante: O. V.M de minha loja vos sauda por T.V.T.
VM: O que fazem em sua Loja.
Visitante: Levanta -se templos a virtude e cavam-se masmorras aos vícios
V.M: O que vindes fazer aqui?
Vencer minhas paixões, submeter minhas vontades e fazer novos progressos na Maçonaria, estreitando os laços de fraternidade que nos unem como verdadeiros irmãos.
V.M O que desejais?
Visitante: Um lugar entre vós
V.M: Este vos é concedido.
Ir. M. de Cerimonia ....., conduzi o Ir. ao lugar que lhe compete.
Embora os textos digam que o telhamento é realizado pelo cobridor externo. No entanto, como notamos aqui, o telhamento no rito Escocês é feito com o visitante entre colunas, já dentro da Loja. O que para nós é um contra senso. Imaginemos que ele seja um profano, como se pode abrir as portas da Loja e admitir um desconhecido que não se tem certeza que é um maçom? Está o visitante paramentado? Usando avental ? Este é um dos absurdos praticados no seio da maçonaria sem coerência alguma. Assim a primeira opção, que é , o cobridor externo, fazer o telhamento fora do templo é muito mais lógica que este telhamento realizado dentro da Loja, no qual o visitante é interrogado na presença de todos, entre colunas, vendo e assistindo todos os presentes paramentados e em seus lugares em Loja. A não ser que se tenha conhecimento que ele já é um maçom regular e tudo isto seja realizado por mera formalidade.
A titulo de informação, o TELHAMENTO , é um procedimento inexistente no Ritual de Emulação ou e em qualquer outro rito inglês. Assim aprender e decorar o telhamento por um irmão do Ritual de Emulação, é inútil e sem propósito, vale apenas por curiosidade e por conhecimento da cultura maçônica.
Wesley Santos.
P.Master da Loja Virtus et Labor - Maringá
Assinar:
Postagens (Atom)