O Rito de York
Gravura com Washington simbolizando a participação da maçonaria americana
ingependencia dos EUA da Inglaterra.
|
Acredito que muitos não fazem esta confusão, mas como esta obra é direcionada a Aprendizes, e muitos irmãos – por ignorância – ainda fazem confusão entre Rito de York e Ritual de Emulação, como se fossem a mesma coisa, ou sinônimos; apenas para se entender a definição do que é “Rito de York” e a sua origem, de modo a se afastar a confusão entre Ritual de Emulação e Rito de York, é necessário voltarmos um pouco no passado. O Rito York é baseado nos antigos rituais remanescentes da Antiga Maçonaria que era praticada entre os séculos XVII e XVIII (“Loja dos Antigos”).
Referidos Rituais eram praticados pelos Maçons da “Grande Loja dos Antigos”, fundada no ano de 1751 por Maçons irlandeses, que haviam sido impedidos de entrar na Grande Loja de Londres (Loja dos Modernos - Emulation Working), fundada no ano de 1717.
Thomas Smith Webb é considerado como se fosse o organizador e fundador do Rito York, ou seja, o “pai” do Rito. Ele nasceu em 30 de outubro de 1771, em Boston. Foi iniciado na Loja do Sol Nascente, em Keene, New Hampshire, aos 19 anos. No ano de 1797, ele pesquisou, catalogou, organizou e codificou todos os rituais antigos e fez um conjunto de 13 (treze) rituais, de forma condensada, em um Monitor e denominou-os de “Rito York”, em homenagem a cidade de York, pois em suas pesquisas foi tida como berço da Maçonaria no mundo, ou seja, a cidade onde se tem os registros mais antigos de reuniões maçônicas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário