sexta-feira, 9 de novembro de 2012

RITUAL DE EMULAÇÃO : http://www.ritualemulacao.com/No Ritual de Emu...


 " TEMPLO" OU SALA DA LOJA ? "


A sala onde ocorrem as reuniões e as cerimônias são chamadas por muitos irmãos de TEMPLO, certamente por  influência de outros Ritos , principalmente do Rito Escocês que é predominante no Brasil, o que está  ERRADO !,

A palavre "Templo" infere uma despropositada conotação religiosa, e os Trabalhos Emulação evitam esta associação, desde que fundaram a Grande Loja de Londres, em 1717, e foram pejorativamente chamados de "Modernos".
Já ouvimos irmãos se referirem ao Templo, no Ritual de Emulação, como um local sagrado, místico e exotérico.
 Há Lojas do Ritual de Emulação que entram em descanso para discutir assuntos corriqueiros e todos os Ir.tem que sair para fora da Loja, reunindo-se na sala anexa ao Templo.
 Após concluídos os assuntos, retornam para o interior da sala do templo e voltam aos trabalhos findo o período descanso.  Porque disto? Argumentam os "entendidos" que não podem "profanar o Templo".  Mesmo as reuniões administrativas são realizadas neste período de descanso da Loja ,também fora do dito "Templo".   

No Brasil, mormente pela prática do REAA - Rito Escocês Antigo e Aceito, é comum denominar-se "Loja" como a associação de maçons (mínimo 7, sendo 3 mestres e 4 Aprendizes e Companheiros) para o trabalho ou sessão.
Para o REAA a Loja surge dentro do Templo, como uma forma abstrata e não física.
Já para os Trabalhos Emulação, e os demais Rituais Ingleses (Bristol, Stability, West End, etc.) a Loja é o prédio em si, a construção física e não abstrata, e não se é referido como Templo, como dito, para não se dar uma conotação religiosa, coisa que a Maçonaria principalmente no Ritual de Emulação, não é.


Nenhum comentário:

Postar um comentário